12/03/2023

3 min de leitura

O que é Saneamento de Dados?

Você sabia? Prevê-se que 91% dos dados em sistemas de CRM sejam incompletos, obsoletos ou duplicados a cada ano.

O que é Saneamento de Dados?

  1. Quais são boas práticas de saneamento de dados?
  2. Sugestão de conteúdos:

O saneamento cadastral é uma das principais medidas de compliance na gestão do relacionamento com o cliente e um dos principais valores que um CRM pode lhe entregar. Ele consiste no processo de atualização e higienização da sua base de dados de clientes, mercado alvo, leads e oportunidades.

Diversas pesquisas apontam que mais de 75% dos cadastros que circulam nas empresas estão incompletos ou errados. O que é um risco. A veracidade dos dados garante maior eficiência e confiança nos processos, principalmente quando o assunto é a prospecção ativa e aplicação de estratégias de marketing, quanto mais confiável e completos sejam os dados que temos dos nossos leads, mais personalizada e assertiva será nossa abordagem, em muitos casos essa pode ser a diferença entre bater ou não a meta.

No Gestão de leads podemos filtrar por aqueles leads que são considerados “qualificados”.

Quais são boas práticas de saneamento de dados?

Quando falamos de saneamento de dados, a prática precisa ser o mais bem alinhado a teoria possível. O primeiro ponto é cuidar com as importações de listas frias e planilhas. O Eleve não permite leads com e-mail duplicado, nem empresas com CNPJ duplicado (Ou sem CNPJ), porém ainda assim é preciso tomar muito cuidado com o que se importa no CRM, verifiquem sempre as seguintes informações:

  • Nome fantasia
  • Razão social
  • CNPJ
  • Origem

Não sabe o que é origem? Se trata do evento inicial que trouxe essa empresa ou contato para o Eleve. Dentre os mais comuns estão: Importações, Inserções manuais, Landing Pages, etc.

Além das importações, o próprio cadastro no dia a dia feito pelo time comercial e de operações é muito importante. Orientar seu time sobre a importância de inserir dados no CRM com qualidade e cuidado, mostrar o valor disso. A maior parte dos gestores que tem dificuldade em fazer o vendedor preencher o CRM é por conta da falta de explicar o valor daquilo.

Preencher o CRM torna o negócio mais replicável e previsível, com os dados e insights retirados do CRM a estratégia pode melhorar, gerando uma taxa de conversão maior, mais receita e por consequência mais comissão para o vendedor.

Portanto, e-mails válidos, nomes completos, telefones sem caracteres faltando e empresas com seus CNPJs são um excelente começo.

No Eleve com um CNPJ você consegue ter acesso a dezenas de informações valiosas da empresa através de nossa integração com Big Data’s, basta fazer a consulta e você terá o status dela na receita (Ativa, Baixada, Inapta, etc), endereço, telefone, CNAEs, entre diversas outras informações.


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