26/07/2022

3 min de leitura

Qual a importância de um SalesOps?

Você provavelmente já teve problemas com aquele vendedor que não preenchia o CRM, aquele processo que nunca ficava efetivo ou até mesmo sentiu que nunca tinha tempo para dar atenção aos indicadores ou gerar relatórios personalizados, bom você não está sozinho nisso.

Uma das funções que mais crescem no mundo de vendas é a de Sales Ops, mas a maioria das empresas ainda não sabe o que faz um SalesOps e o tamanho da sua importância em uma organização. É o que eu pretendo esclarecer nesse artigo.

 

O que faz um SalesOps?

O primeiro ponto que você deve saber é que o SalesOps é o guardião dos dados no seu time comercial, ele quem irá gerar os principais relatórios e te apoiar na análise dos indicadores com o foco principal em identificar gargalos e ruídos e reduzi-los, focando em aumentar a produtividade e alinhar os processos a estratégia.

 

(Fonte: Lucidchart)
Funções de SalesOps (Fonte: Lucidchart)

 

Estruturar e melhorar processos comerciais é outro ponto foco de um profissional de SalesOps, ele executa essa atividade muito através dos insights gerados através de dados colhidos, identificando gargalos e executando ações para resolvê-los. Em alguns casos é função do SalesOps até definir que ferramentas a empresa irá utilizar durante o processo de vendas com o foco em otimizar certos processos, desde um CRM até soluções auxiliares como VOIPs, WhatsApp Business, Big data, etc.

 

Por que você deve ter SalesOps na sua empresa?

Desde o dia 1, toda empresa pode ter um SalesOps, alguém que possa ficar responsável por todo o backoffice enquanto os demais ficam focados em vender. Então o primeiro motivo é garantir que tudo esteja bem organizado.

Cultura de dados, com alguém olhando para isso todos os dias, tomando decisões embasadas e criando processos a partir de dados e indicadores, fica muito mais fácil tornar essa visão mais analítica uma cultura dentro do seu negócio.

 

Pesquisa mostrando razão SalesOps x Vendedor em empresas americanas (Fonte: SellingBrew)
Pesquisa mostrando razão SalesOps x Vendedor em empresas americanas (Fonte: SellingBrew)

 

Visualizar de fora os processos e os resultados, enquanto os vendedor olham de dentro. Isso garante que não ocorra uma análise enviesada do processo, permitindo melhorias que não seriam tão facilmente identificadas caso não tivesse ninguém além dos vendedores (Normalmente cheios de FUPs e fechamentos a serem feitos) olhando para o processo.

Garantir a visão dos resultados e do forecast a diretoria e o board, fornecer relatórios alinhados com os desafios da empresa permitem uma visão bem mais facilitada do cenário. Permitindo que o gestor foque mais na estratégia.

Padronização e garantia da execução dos seus processos. Deixei essa por último pois creio que é um dos principais desafios que encontramos em negócios que ainda estão no inicio da profissionalização da sua área de vendas, que é emplacar, explicar e tirar o processo do papel e tornar ele a rotina do time comercial. Um SalesOps nesse cenário trabalharia no alinhamento e na adoção de um processo padronizado pelo time. Durante a transição ele garante que os adotantes estejam sempre recebendo feedback e cobrando daqueles que não aderiram.

 

Como iniciar uma operação de SalesOps?

Não só em SalesOps, mas em qualquer área que é criada dentro de uma empresa devem-se definir algumas coisas:

  • Os objetivos da nova área
  • Até onde vão as funções da área
  • Quais áreas irão interagir e integrar com a nova área

Cada um desses pontos é essencial para que a nova área tenha sucesso e prospere dentro do seu negócio. Principalmente em casos de uma equipe enxuta, ter objetivos bem definidos vai facilitar muito na hora de priorizar as tarefas. Integrar SalesOps com as áreas afetadas pelas suas ações também é importante, áreas como marketing, serviços e sucesso do cliente podem ser muito beneficiadas pelo trabalho do SalesOps, gerando um maior nível de alinhamento e assertividade na comunicação entre áreas durante a esteira.

Com a importância do SalesOps esclarecida você tem ideia de quais outras posições podem existir em uma estrutura comercial? Leia nosso artigo sobre como você pode especializar seu time de vendas e siga elevando o patamar do seu negócio.

 

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