13/03/2023
3 min de leituraComo ativar a funcionalidade de comissionamento?
Índice
- O que é o Relatório de Comissionamento?
- Habilitando a Função
- Vinculando os usuários a Unidade Operacional
- Comissionamento na Oportunidade
- Balanceando comissão entre papéis
- Artigos Relacionados
O que é o Relatório de Comissionamento?
O Relatório de Comissionamento é uma funcionalidade do Eleve que facilita a gestão básica das comissões, permitindo que sejam calculadas a partir da oportunidade e separando os valores entre um ou mais usuários.
Habilitando a Função
Caminho: Cadastros > Unidades Operacionais > Criar nova Unidade Operacional
Aqui iniciamos por um conceito importante que é o da Unidade Operacional. Ele é vital principalmente quando envolvemos parceiros ou representantes externos, que possuem uma politica com porcentagens diferentes dos vendedores da Matriz.
A Unidade Operacional você pode separar entre Externa (parceiros ou representantes) ou Interna (matriz e filiais). Nesse último caso é necessário o CNPJ do parceiro e também definir quem será o responsável por ele, seja um gestor interno ou um usuário do parceiro no Eleve.
Na aba seguinte você já pode definir sua política de comissões para aquela unidade:
Aqui você pode definir as ofertas e as porcentagens (%) que devem ser definidas como comissão padrão para os vendedores dessa unidade.
Vinculando os usuários à Unidade Operacional
Caminho: Cadastros > Usuários > Editar Usuário
Ao entrar na página de edição do usuário, na parte de Configuração do Perfil existe um campo chamado Unidade Operacional:
Neste local você poderá indicar qual Unidade Operacional aquele vendedor está vinculado e a partir daí todas as novas oportunidades que ele se tornar vendedor estarão vinculadas aquela unidade operacional, definindo automaticamente a porcentagem de comissão alocada.
Comissionamento na Oportunidade
Após realizar os passos acima, você terá essa visão dos dados de comissões em cada oportunidade:
Esse é um exemplo onde apenas o vendedor é comissionado, porém, podemos trabalhar em um cenário onde mais usuários podem receber comissão numa mesma oportunidade. Nesse caso, podemos incluir a partir de algum desses papéis.
No exemplo a seguir temos um caso clássico, onde a comissão é aplicada ao prospector e ao vendedor, dividindo entre eles a comissão total.
Você pode também não fazer esse balanceamento automático. Para isso, é necessária uma nova configuração.
Balanceando comissão entre papéis
Caminho: Cadastros > Ofertas > Selecionar Oferta > Editar Comissão
Nesse exemplo da oferta EleveCRM, como comissionado interno, para Novas Contas temos uma comissão de 5%, e 2,5% em caso de renovação.
Essa é a comissão total. Se apenas o vendedor for comissionado na oportunidade, ele terá 100% da comissão, que resultará em 5%. Mas, se outros papéis fizerem parte da oportunidade, essa comissão de 5% será distribuída entre as partes.
Nesse caso, a configuração é de que o Finder tenha 20% da comissão. Então teremos o vendedor com 4% e o Finder com 1% de comissão.
Tudo isso irá aparecer no relatório, onde é possível, por exemplo, ter visão das vendas que foram comissionadas em cada período e por cada usuário, facilitando a gestão administrativa financeira a seguir. ?
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