15/01/2019
2 min de leituraPráticas de Vendas: Como fechar mais negócios em 2019
Em todas as empresas que comercializam algo complexo ou de ciclo longo, sempre tem alguém que encontrou um caminho que leva ao sucesso de forma mais eficaz. Concorda? É o que chamamos de boas práticas de vendas.
As ações, práticas, documentos, e tudo o que envolve o processo de VENDER, deve obedecer a etapas pré-definidas.
Isso tornará a jornada de venda, mais simples, com maior qualidade, e maior probabilidade de o negócio dar certo.
Quando lançamos um produto, é normal analisarmos quem poderia comprá-lo, quem poderia desejá-lo, sobretudo quem poderíamos convencer em adquiri-lo.
Para organizar essa jornada de venda, precisamos analisar a jornada de compra.
- Como faremos para chamar a atenção do público-alvo para o problema que desejamos resolver?
- Como após a quebra do status-quo do Suspect, conduziremos o mesmo na jornada até a aquisição do produto/serviço?
- E tão importante quanto, como gerir com qualidade o processo de entrega do projeto/produto, e toda a relação pós entrega!?
1.Não atire para todos os lados: Defina o perfil do Suspect Alvo (empresas ou pessoas cujo seu serviço/produto possa servir), coletando previamente dados essenciais, para tornar a jornada muito mais efetiva;
2. Estruture o Processo Comercial: Tudo começa na estruturação da oferta. Projete a jornada da prospecção ao fechamento, em seguida, defina quais vendedores estão aptos a ofertar o seu produto/serviço; estabeleça os documentos e formulários que precisam ser apresentados ou preenchidos durante o ciclo de venda. Ou seja, tente prever tudo o que possa ser necessário para que todo o processo comercial seja mapeado.
Nota: rotineiramente converse com o seu time comercial, veja quem está alcançando os melhores resultados e analise as práticas de vendas, replicando-as para os demais;
3. Gestão da Jornada: Definido como e para quem (persona) vender, oriente e gerencie cada etapa da jornada, entendendo em que fase do funil cada conta/oportunidade encontra-se, agindo de maneira efetiva em processos que estão muito lentos ou que não estão passando pelas etapas pré-definidas;
Não se esqueça do processo de entrega: Entregar é tão importante quanto vender.
Portanto, tanto o vendedor quanto o gestor, precisam estar atentos a cada etapa do processo de entrega, de preferência inserindo controle de satisfação do cliente.
Que tal estruturar a jornada comercial de seus produtos aplicando boas práticas de vendas? Há formas mais produtivas de executar o ciclo comercial e organizar essas ações, documentos, argumentos. Logo, os recursos fazem os resultados serem muito melhores.