08/01/2019
2 min de leituraGestão de Leads: O desafio diário do marketing e vendas
Gestão de Leads: Entender como o público se comporta, segmentar e atrair com conteúdo, são estratégias do dia a dia de um departamento de marketing focado em campanhas de conversão para a equipe de vendas.
Mas afinal, o que é um Lead?
O Lead é o agente interessado em algo que sua empresa oferece. É a pessoa física por trás de todo o processo de interesse.
O Lead é convertido através de formulários existentes nas iniciativas digitais (landing pages, sites, hotsites, atendimento online, etc.), deixando uma porta aberta para o início de uma abordagem comercial.
A Gestão de Leads, nada mais é do que a jornada percorrida para a conversão de um Lead em um Cliente.
Entretanto, não basta apenas gerar vários Leads. Se não qualificá-los e nutri-los devidamente de atributos, não é possível estabelecer uma relação de aderência e continuidade.
Dentro do processo de Inbound Marketing o Lead percorre uma jornada até tornar-se efetivamente um Cliente:
Inbound Marketing, é um conjunto de estratégias, táticas, técnicas e ferramentas que visam atrair o interesse de interlocutores (Leads) ligados ao público-alvo almejado pela organização (Suspects).
Não basta apenas, atrair uma imensidão de Leads, sem gerenciá-los de forma eficaz.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gleanster Research, cerca de 50% dos Leads atraídos por empresas B2B são qualificados, porém ainda não estão preparados para a compra. (GUIA PRÁTICO DAS NOVAS FERRAMENTAS COMERCIAIS, 2015)
A jornada de gerenciamento dos Leads vai desde a etapa da conversão; coleta de dados/qualificação; nutrição; prospecção e por fim resultando em vendas.
Ou seja, deve-se percorrer todas as etapas, chegando nas mãos da área de vendas os Leads com o perfil ideal, ja nutridos, qualificados e propensos a efetivar um negócio.
Segundo dados do Instituto Forrester Research, investir em campanhas de nutrição pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa.
Um Lead é um interessado e gerenciá-los significa elevar as chances de virar uma oportunidade e dos ciclos de vendas se concretizarem com eficiência e sucesso.
O Eleve CRM permite integrar com fontes geradoras de Leads (como um site, hotsite ou sistema de atendimento online), evitando que eles se percam após o investimento em uma campanha de atração, por exemplo.
Todo o caminho percorrido pelo Lead, assim como suas interações, ações do time interno e contatos, ficam devidamente registrados dentro do sistema, proporcionando maior visão e produtividade.
Quanto mais próximo o relacionamento com seus potenciais clientes, maior a eficácia em suas negociações e confiança depositada na sua empresa.
Conheça o módulo de Gestão de Leads do Eleve CRM, e garanta maior assertividade em suas estratégias.