15/03/2023

3 min de leitura

Conheça o modelo de dados do EleveCRM

A estruturação e o armazenamento dos dados no EleveCRM são definidos pelo modelo de dados, o qual influência a importação, exibição, automação e geração de relatórios dos dados.

Índice

  1. Introdução
  2. Primeiro, o básico: Lead, Suspect e Oferta
  3. Como funcionam as associações
  4. Aplicação prática de cada um dos objetos

Introdução

O modelo de dados é uma representação visual da estrutura dos dados no EleveCRM e é essencial para determinar como os dados são exibidos, rastreados e relatados, além de permitir a automação e integração de processos.

Portanto, é importante dedicar tempo à construção de um modelo de dados adequado ao EleveCRM e a sua empresa.

Primeiro, o básico: Lead, Suspect e Oferta

Imagine que você seja gerente comercial de uma empresa de software e esteja armazenando as informações de seus clientes em uma planilha.

O suspect é o seu cliente, ele pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica e possui diversos campos de informação, que podem ser preenchidos, cada suspect seria uma linha em sua planilha e os campos de informação as colunas, com nome fantasia, cnpj, endereço e número de funcionários, por exemplo.

O lead seria uma outra página da sua planilha, com os contatos do seu cliente, as pessoas que trabalham naquela empresa e com as quais você interage ou precisa ter acesso a informações como nome completo, e-mail, telefone, WhatsApp, Linkedin e o cargo desse contato.

O lead e o suspect quase sempre são objetos que se relacionam, ou seja, você vincula um registro ao outro, indicando quais pessoas trabalham em determinada empresa e facilitando a identificação de interlocutores.

Um exemplo de registro de lead já vinculado a um Suspect (ACME Company)

A oferta, por outro lado, é o produto ou serviço adquirido pelo Suspect, onde você pode ter uma tabela de preço com itens de oferta customizáveis, definindo a recorrência, valores base, success fee e até mesmo quanto desconto pode ser dado pelos seus vendedores. A oferta definirá o fluxo de venda de uma oportunidade e de uma entrega mais tarde sempre que houver a relação entre o objeto e o workflow.

Como funcionam as associações

Digamos que um dos seus desejos é saber quantas vendas você já realizou ou tentou realizar com um cliente específico, voltamos ao caso da Julia que é gerente de vendas da ACME, ela é uma cliente da nossa empresa de software, ao clicarmos no Lead da Julia, veremos quantas vezes já realizamos vendas onde a Julia participou da compra, teremos noção de quanto tempo levou aquela negociação, os valores e a oferta vendida.

Como a Julia está associada ao Suspect ACME, caso consultarmos o registro do Suspect, teremos a mesma visão, só que a nível da empresa, onde teremos a visão de todos os contatos que temos com aquela empresa, detalhes de todas as vendas realizadas, entregas feitas e chamados abertos.

É importante citar que tanto uma oportunidade, quanto uma entrega ou um chamado demandam da associação de um suspect, um lead e uma oferta, essas três informações permitiram entender qual cliente, quem é o interlocutor e o que está sendo ou foi vendido.

Ao examinar um registro no EleveCRM, é possível visualizar informações sobre todos os registros associados, o que ajuda os representantes a conectarem os pontos com facilidade e agiliza suas tarefas.

Aplicação prática de cada um dos objetos

NomeO que éO que faz
SuspectsEmpresasSe torna um registro completo do seu cliente com todas as informações que você precisa.
LeadContatosVocê pode ter uma visão do histórico de relacionamento com aquela pessoa, fazer ligações, enviar e-mails, campanhas de marketing e mensagens no WhatsApp.
OportunidadesPossíveis vendasEntrega uma visão completa dos negócios que sua empresa está criando, permitindo que você possa ter previsibilidade na geração de receita.
EntregasPós-vendasCriado automaticamente após uma venda feita é a passagem de bastão entre vendas e pós-vendas permitindo a gestão da entrega do que foi vendido para que você nunca perca um prazo acordado.
ChamadosSolicitações de SuportePermite atender seus clientes quando eles mais precisam, relacionando tickets a contratos e permitindo que você tenha visão de métricas de atendimento.

Overview

Overview ELEVE CRM

Acesse o material e conheça os detalhes da solução! Acessar Material
Logo Eleve