15/03/2023
3 min de leituraConheça o modelo de dados do EleveCRM
A estruturação e o armazenamento dos dados no EleveCRM são definidos pelo modelo de dados, o qual influência a importação, exibição, automação e geração de relatórios dos dados.
Índice
- Introdução
- Primeiro, o básico: Lead, Suspect e Oferta
- Como funcionam as associações
- Aplicação prática de cada um dos objetos
Introdução
O modelo de dados é uma representação visual da estrutura dos dados no EleveCRM e é essencial para determinar como os dados são exibidos, rastreados e relatados, além de permitir a automação e integração de processos.
Portanto, é importante dedicar tempo à construção de um modelo de dados adequado ao EleveCRM e a sua empresa.
Primeiro, o básico: Lead, Suspect e Oferta
Imagine que você seja gerente comercial de uma empresa de software e esteja armazenando as informações de seus clientes em uma planilha.
O suspect é o seu cliente, ele pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica e possui diversos campos de informação, que podem ser preenchidos, cada suspect seria uma linha em sua planilha e os campos de informação as colunas, com nome fantasia, cnpj, endereço e número de funcionários, por exemplo.
O lead seria uma outra página da sua planilha, com os contatos do seu cliente, as pessoas que trabalham naquela empresa e com as quais você interage ou precisa ter acesso a informações como nome completo, e-mail, telefone, WhatsApp, Linkedin e o cargo desse contato.
O lead e o suspect quase sempre são objetos que se relacionam, ou seja, você vincula um registro ao outro, indicando quais pessoas trabalham em determinada empresa e facilitando a identificação de interlocutores.
Um exemplo de registro de lead já vinculado a um Suspect (ACME Company)
A oferta, por outro lado, é o produto ou serviço adquirido pelo Suspect, onde você pode ter uma tabela de preço com itens de oferta customizáveis, definindo a recorrência, valores base, success fee e até mesmo quanto desconto pode ser dado pelos seus vendedores. A oferta definirá o fluxo de venda de uma oportunidade e de uma entrega mais tarde sempre que houver a relação entre o objeto e o workflow.
Como funcionam as associações
Digamos que um dos seus desejos é saber quantas vendas você já realizou ou tentou realizar com um cliente específico, voltamos ao caso da Julia que é gerente de vendas da ACME, ela é uma cliente da nossa empresa de software, ao clicarmos no Lead da Julia, veremos quantas vezes já realizamos vendas onde a Julia participou da compra, teremos noção de quanto tempo levou aquela negociação, os valores e a oferta vendida.
Como a Julia está associada ao Suspect ACME, caso consultarmos o registro do Suspect, teremos a mesma visão, só que a nível da empresa, onde teremos a visão de todos os contatos que temos com aquela empresa, detalhes de todas as vendas realizadas, entregas feitas e chamados abertos.
É importante citar que tanto uma oportunidade, quanto uma entrega ou um chamado demandam da associação de um suspect, um lead e uma oferta, essas três informações permitiram entender qual cliente, quem é o interlocutor e o que está sendo ou foi vendido.
Ao examinar um registro no EleveCRM, é possível visualizar informações sobre todos os registros associados, o que ajuda os representantes a conectarem os pontos com facilidade e agiliza suas tarefas.
Aplicação prática de cada um dos objetos
Nome | O que é | O que faz |
Suspects | Empresas | Se torna um registro completo do seu cliente com todas as informações que você precisa. |
Lead | Contatos | Você pode ter uma visão do histórico de relacionamento com aquela pessoa, fazer ligações, enviar e-mails, campanhas de marketing e mensagens no WhatsApp. |
Oportunidades | Possíveis vendas | Entrega uma visão completa dos negócios que sua empresa está criando, permitindo que você possa ter previsibilidade na geração de receita. |
Entregas | Pós-vendas | Criado automaticamente após uma venda feita é a passagem de bastão entre vendas e pós-vendas permitindo a gestão da entrega do que foi vendido para que você nunca perca um prazo acordado. |
Chamados | Solicitações de Suporte | Permite atender seus clientes quando eles mais precisam, relacionando tickets a contratos e permitindo que você tenha visão de métricas de atendimento. |