13/03/2023

3 min de leitura

Como ativar a funcionalidade de comissionamento?

Índice

  1. O que é o Relatório de Comissionamento?
  2. Habilitando a Função
  3. Vinculando os usuários a Unidade Operacional
  4. Comissionamento na Oportunidade
  5. Balanceando comissão entre papéis
  6. Artigos Relacionados

O que é o Relatório de Comissionamento?

O Relatório de Comissionamento é uma funcionalidade do Eleve que facilita a gestão básica das comissões, permitindo que sejam calculadas a partir da oportunidade e separando os valores entre um ou mais usuários.

Habilitando a Função

Caminho: Cadastros > Unidades Operacionais > Criar nova Unidade Operacional

Aqui iniciamos por um conceito importante que é o da Unidade Operacional. Ele é vital principalmente quando envolvemos parceiros ou representantes externos, que possuem uma politica com porcentagens diferentes dos vendedores da Matriz.

A Unidade Operacional você pode separar entre Externa (parceiros ou representantes) ou Interna (matriz e filiais). Nesse último caso é necessário o CNPJ do parceiro e também definir quem será o responsável por ele, seja um gestor interno ou um usuário do parceiro no Eleve.

Na aba seguinte você já pode definir sua política de comissões para aquela unidade:

Aqui você pode definir as ofertas e as porcentagens (%) que devem ser definidas como comissão padrão para os vendedores dessa unidade.

Vinculando os usuários à Unidade Operacional

Caminho: Cadastros > Usuários > Editar Usuário

Ao entrar na página de edição do usuário, na parte de Configuração do Perfil existe um campo chamado Unidade Operacional:

Neste local você poderá indicar qual Unidade Operacional aquele vendedor está vinculado e a partir daí todas as novas oportunidades que ele se tornar vendedor estarão vinculadas aquela unidade operacional, definindo automaticamente a porcentagem de comissão alocada.

Comissionamento na Oportunidade

Após realizar os passos acima, você terá essa visão dos dados de comissões em cada oportunidade:

Esse é um exemplo onde apenas o vendedor é comissionado, porém, podemos trabalhar em um cenário onde mais usuários podem receber comissão numa mesma oportunidade. Nesse caso, podemos incluir a partir de algum desses papéis.

No exemplo a seguir temos um caso clássico, onde a comissão é aplicada ao prospector e ao vendedor, dividindo entre eles a comissão total.

Você pode também não fazer esse balanceamento automático. Para isso, é necessária uma nova configuração.

Balanceando comissão entre papéis

Caminho: Cadastros > Ofertas > Selecionar Oferta > Editar Comissão

Nesse exemplo da oferta EleveCRM, como comissionado interno, para Novas Contas temos uma comissão de 5%, e 2,5% em caso de renovação.

Essa é a comissão total. Se apenas o vendedor for comissionado na oportunidade, ele terá 100% da comissão, que resultará em 5%. Mas, se outros papéis fizerem parte da oportunidade, essa comissão de 5% será distribuída entre as partes.

Nesse caso, a configuração é de que o Finder tenha 20% da comissão. Então teremos o vendedor com 4% e o Finder com 1% de comissão.

Tudo isso irá aparecer no relatório, onde é possível, por exemplo, ter visão das vendas que foram comissionadas em cada período e por cada usuário, facilitando a gestão administrativa financeira a seguir. ?

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