Em todas as empresas que comercializam algo complexo ou de ciclo longo, sempre tem alguém que encontrou um caminho que leva ao sucesso de forma mais eficaz. Concorda? É o que chamamos de boas práticas de vendas.

As ações, práticas, documentos, e tudo o que envolve o processo de VENDER, deve obedecer a etapas pré-definidas.

Isso tornará a jornada de venda, mais simples, com maior qualidade, e maior probabilidade de o negócio dar certo.

Quando lançamos um produto, é normal analisarmos quem poderia comprá-lo, quem poderia desejá-lo, sobretudo quem poderíamos convencer em adquiri-lo.

Para organizar essa jornada de venda, precisamos analisar a jornada de compra.

  • Como faremos para chamar a atenção do público-alvo para o problema que desejamos resolver?
  • Como após a quebra do status-quo do Suspect, conduziremos o mesmo na jornada até a aquisição do produto/serviço?
  • E tão importante quanto, como gerir com qualidade o processo de entrega do projeto/produto, e toda a relação pós entrega!?

1.Não atire para todos os lados: Defina o perfil do Suspect Alvo (empresas ou pessoas cujo seu serviço/produto possa servir), coletando previamente dados essenciais, para tornar a jornada muito mais efetiva;

2. Estruture o Processo Comercial: Tudo começa na estruturação da oferta. Projete a jornada da prospecção ao fechamento, em seguida, defina quais vendedores estão aptos a ofertar o seu produto/serviço; estabeleça os documentos e formulários que precisam ser apresentados ou preenchidos durante o ciclo de venda. Ou seja, tente prever tudo o que possa ser necessário para que todo o processo comercial seja mapeado.

Nota: rotineiramente converse com o seu time comercial, veja quem está alcançando os melhores resultados e analise as práticas de vendas, replicando-as para os demais;

3. Gestão da Jornada: Definido como e para quem (persona) vender, oriente e gerencie cada etapa da jornada, entendendo em que fase do funil cada conta/oportunidade encontra-se, agindo de maneira efetiva em processos que estão muito lentos ou que não estão passando pelas etapas pré-definidas;

Não se esqueça do processo de entrega: Entregar é tão importante quanto vender.

Portanto, tanto o vendedor quanto o gestor, precisam estar atentos a cada etapa do processo de entrega, de preferência inserindo controle de satisfação do cliente.

Que tal estruturar a jornada comercial de seus produtos aplicando boas práticas de vendas? Há formas mais produtivas de executar o ciclo comercial e organizar essas ações, documentos, argumentos. Logo, os recursos fazem os resultados serem muito melhores.

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