Integrar seu sistema de gestão de vendas, controlando cada etapa, é um desafio para qualquer gestor. Principalmente se você atua com vendas complexas, que exigem maior esforço, estratégia e tempo. Isto é, para escalar seu negócio, você já descobriu que precisa de ferramentas de crm que acompanhem suas estratégias de vendas e relacionamentos, saiba que o mercado oferece muitas opções.

Entre os software de gestão comercial, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) são cada vez mais utilizadas. Traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, esses sistemas de gestão de vendas podem ajudar a aumentar as vendas em até 29%, a produtividade de vendas em até 34% e a precisão da previsão de vendas em 42%.

Existem muitas opções de sistemas de CRM no mercado, o que pode gerar dúvidas no gestor quando tomada a decisão de implementar ou até trocar o seu sistema atual. Portanto, lembre-se que se você atua com vendas complexas, a busca por uma solução que entenda e atenda os requisitos deste processo comercial é fundamental.

Para ajudar você nesta avaliação, selecionamos os principais requisitos a serem avaliados no momento de escolher seu CRM. Confira!

Como escolher a ferramenta de CRM ideal para seu negócio

Os sistemas de CRM são ferramentas que reúnem e armazenam todas as informações sobre os clientes. Além disso, facilitam o cruzamento e análise de dados. Oferecem ainda conteúdo de base para o planejamento de ações, de vendas e de comunicação com seus clientes.

Na hora de decidir pela compra de uma ferramenta de CRM, é importante que sua empresa tenha uma cultura voltada para o atendimento ao cliente, coleta de dados e informações importantes. A solução deve projetar recursos desde a definição de estratégias de Inteligência de mercado até o pós-venda.

Veja a seguir as principais funcionalidades do CRM para que seja possível entender a amplitude e os benefícios:

• Funil de Vendas ou de relacionamento com o cliente
O funil de vendas ou de relacionamento com o cliente é todo o percurso desde o momento do fornecimento dos dados até a conclusão da venda, podendo atingir o próprio pós-venda. É por meio do CRM que você descobrirá em que estágio do funil de vendas o cliente está. Poderá fazer assim a gestão de leads e suspects de forma mais eficiente.

• Automação de processos
Automatize os processos, como o agendamento de ligações para leads qualificados. Ou escolha determinadas ações dos consumidores, que alertem o setor responsável para uma determinada tarefa.

• Análise de dados
A análise dos dados armazenados, por meio de dashboards, revela uma série de informações. Por exemplo, onde estão os gargalos do processo de compra, como o cliente reage a um serviço ou as dificuldades de sua equipe de vendas. Isso facilita a tomada de decisões com altas chances de acerto.

• Integração com as redes sociais
Integre seu CRM com as redes sociais para a captação de clientes potenciais. Além disso, é possível analisar o relacionamento e apresentar dados importantes para decisões do setor de marketing.

• Controle de oportunidades
As ferramentas de CRM permitirão incluir informações dos concorrentes e do cliente, facilitando o gerenciamento.

• Relatórios eficientes
Os sistemas de CRM geram inúmeros relatórios de números, percentuais e gráficos dos períodos solicitados. Com isso, é possível identificar falhas e oportunidades para adequar seus produtos, preços, serviços e entregas.

• Centralização da informação
Com o CRM, todos os dados, arquivos e informações dos clientes, que você precisar pesquisar, estarão disponíveis sempre no mesmo lugar. Com a possibilidade de atualizações integradas e em tempo real.

• Acessibilidade
Os Software de gestão comercial como o CRM devem oferecer flexibilidade e agilidade. Por isso, é importante que operem em nuvem e em dispositivos móveis.

• Localização
Para localizar a cidade em que cada vendedor se encontra, como você faz? Busque uma solução que permita check-in nos locais para formalizar a sua presença.

Agora você já sabe que ter uma plataforma de CRM vai oferecer maior produtividade e eficiência, além de melhorar a experiência com o seu cliente. Também deve ter percebido que ferramentas de CRM são indispensáveis para o sucesso de sua empresa.

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