28/07/2022

3 min de leitura

Método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação)

Se você tem um time comercial e está capacitando-o para potencializar ainda mais o alcance dos resultados esperados, a metodologia AIDA pode ser uma ótima opção!

O modelo AIDA descreve o número de etapas necessárias para mover um potencial cliente, desde o conhecimento da marca até a ação. De modo geral, o método AIDA busca entender como o consumidor pensa e também como é o seu comportamento durante as etapas de venda.

O modelo AIDA foi criado por Elmo Lewis, pioneiro em vendas e publicidade nos Estados Unidos em 1899. Sua ideia central era acompanhar todos os passos dados por um cliente, desde os primeiros contatos com uma marca até o momento da decisão de compra, e que, seguindo essas fases de maneira progressiva, eleva seu cliente para tomar a decisão de conversão.

Este modelo é eficaz para diversas estratégias: redação de sites e blogs, e-mails (frios ou de marketing), rádio, conteúdo de vídeo, e até anúncios de TV. Quando usado corretamente, pode ajudar você a vender mais.

Neste post, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas etapas e como usar esse conceito para aumentar as conversões.

A metodologia AIDA é dividida em quatro etapas. São elas:

  • Atenção: etapa dedicada a atrair a atenção dos consumidores;
  • Interesse: etapa onde se deve trabalhar para despertar o aumento de interesse do cliente;
  • Desejo: nesta etapa, é necessário colocar esforço em criar o desejo de compra do cliente, mostrando como o seu produto pode ser vantajoso para ele;
  • Ação: o objetivo final é levar o possível comprador a iniciar a ação que o levará a comprar o produto/serviço.

Chame a atenção

É muito comum algumas pessoas não conhecerem a sua marca ou pouco tenham ouvido falar sobre ela. Por isso, é necessário mudar essa realidade e apresentar a sua empresa, por meio de ações e demais estratégias. Pense fora da caixa, Eleve sua criatividade!

 

Season 6 Nbc GIF by The Office

 

Crie o interesse

É nessa etapa que você precisa mostrar para o lead que seu produto/solução é mais que necessário para resolver um problema ou ajudá-lo de certa forma.

Mais do que ganhar sua atenção, é preciso despertar seu interesse. Nesse momento, deve-se nutrir o lead com conteúdos mais ricos e complexos, mantendo o foco em atender suas dores despertando cada vez mais o desejo de conhecer sua marca. Isso pode ser feito através de um bom follow up, estratégias de e-mail marketing ou até mesmo conteúdos como esse em seu blog, site e/ou redes sociais.

 

Netflix Glassblowing GIF by Blown Away

Estimule o desejo

Nessa altura seu lead já está mais maduro e evoluiu do estágio de interesse para o desejo. Mas fique atento, quanto mais ele souber, mais vai procurar saber em outras alternativas. Não sobrecarregue com o que está oferecendo, nem tente provar como são superiores aos demais.

Após despertar o desejo por sua oferta, mostre ao cliente seus diferenciais, o que você pode fazer por ele e ganhe-o com resultados, não com produto (vai por mim, prova social sempre funciona aqui).

 

Kenan And Kel Want GIF

 

Luz, Câmera e AÇÃO

Por último, mas não menos importante, CHEGOU A HORA DA AÇÃO, que visa induzir o lead a compra ou para a próxima etapa do seu funil, seja ela uma apresentação, um cadastro em alguma plataforma ou até mesmo um formulário para ter mais informações e afunilar seu tempo. Conte com a ajuda dos bons e velhos gatilhos mentais, diferença está nos detalhes. Eleve-se!

 

Buckle Up Jimmy Fallon GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

 

Teste GRÁTIS o EleveCRM, a plataforma que democratiza a gestão de relacionamento com o cliente de ponta a ponta. Entre em contato conosco!

 

Quer mais conteúdos como esse? Dá um check no nosso Instagram: @elevecrm

 

Escrito por: Lucas Dellai – Inside Sales

Overview

Overview ELEVE CRM

Acesse o material e conheça os detalhes da solução! Acessar Material
Logo Eleve