30/10/2017
2 min de leituraBoas práticas de como fazer a Gestão da Jornada do Vendedor
Um dos grandes desafios dos gestores comerciais é conhecer em que etapa da jornada de vendas cada oportunidade, de cada executivo do seu time, realmente se encontra. Afinal, na jornada do vendedor o gestor precisa saber:
- Onde atuar com prioridade?
- Como auxiliar no processo de fechamento do negócio?
- Onde está parando a negociação?
- Por que alguns executivos não conseguem avançar?
- Por que alguns tem performances muito superiores a outros?
Muitas dessas análises ficam prejudicadas, pois a prática dos vendedores pode ser nociva para a empresa e a gestão. Alguns preferem manter um funil de vendas paralelo ao sistema, por exemplo, registrando-o apenas no momento mais favorável a si.
Por exemplo, essa prática pode maquiar o lead time comercial, aumentando a “performance” de fechamento do vendedor. Isso gera dados de avaliação falsos e muitas vezes, perda de informações de fluxo realmente importantes.
Por isso a importância de fazer uma gestão próxima do processo comercial, criando a jornada do vendedor completa, e incentivando toda a equipe a registrar da mesma forma cada movimento no sistema. Muitas vezes centralizando a criação das oportunidades, evitando assim a existência de funis paralelos e abordagens duplicadas.
O papel da gestão comercial é conhecer a jornada de cada oportunidade, agir como facilitador, promover melhorias no processo e intensificar as boas práticas comerciais, criando uma forma de avaliação justa e principalmente mais próxima da realidade.