27/09/2023

4 min de leitura

Campanhas de CRM como canal de geração de receita

Um dos principais relatórios do ano quando se trate de relacionamento com o cliente, o State of the Connected Costumer, trouxe uma tendência muito importante, seus clientes querem experiências mais personalizadas.

A personalização é um princípio do envolvimento do cliente moderno, já que quase dois terços dos clientes afirmam esperar que as empresas adaptem as experiências para corresponder às suas necessidades e preferências em constante mudança.

State of the Connected Customer

Com os ciclos de vendas ficando cada vez mais longos (A quantidade de decisores crescendo e a diminuição dos orçamentos das empresas vem impactando este indicador em vários setores), a retenção e ações de recompra ganham cada vez mais foco, pois conquistar um novo cliente é consideravelmente mais difícil que vender novamente para quem já conhece sua empresa e sua marca, mas isso ainda é muito pouco explorado pelas empresas.

Organize seus dados

Quando buscamos desenvolver campanhas de CRM, principalmente levando em conta o fator personalização, precisamos de segmentação e uma boa análise de dados, identificar a necessidade de cada cliente, seu comportamento e o histórico de suas experiências poderá orientar o melhor momento para oferecer a ele um novo produto ou serviço (E também qual solução ele tem mais tendência a adquirir).

A análise de dados do seu CRM serve para identificar oportunidades. Quais clientes têm contratos prestes a expirar? Quem não faz uma compra há muito tempo? Quais produtos ou serviços são mais propensos a gerar recompras? Utilize dados para tomar decisões informadas.

O uso de ferramentas de Inteligência de dados (Consulte nosso time de SalesOps para mais informações) e de AI pode acelerar essa análise e facilitar a identificação de oportunidades

Mateus Warmeling – Co-founder EleveCRM

Diversos outros benefícios são quase certos após essa análise:

  • Redução do ciclo de vendas.
  • Maior envolvimento com os tomadores de decisão.
  • Personalização em todas as fases do processo.
  • Colaboração entre as equipes de marketing e vendas.
  • Crescimento das taxas de retenção de clientes.

Com as audiências bem organizadas é hora de planejar a produção das peças de marketing e definir quais canais você irá utilizar, o perfil do contato normalmente irá guiar o canal que deve tomar o foco, se você não tem certeza de qual é o melhor canal para o seu público, é importante realizar testes com todos os canais que você tem disponível.

Para abordar melhor esse assunto, é hora de falar de execução e testes.

Início da execução e primeiros testes

Com as audiências bem organizadas agora é momento de iniciar a execução da sua campanha, para assim, medir os resultados e realizar os ajustes necessários.

Realizando as campanhas através do EleveCRM você saberá exatamente quantos conteúdos foram enviados e suas respectivas taxas de abertura e cliques, tendo acesso a quem executou a respectiva ação para mais tarde sua equipe de vendas realizar ações ativas sobre aqueles que demonstraram maior interesse e ainda não converteram.

Acompanhe os resultados de perto. Use métricas como taxas de conversão, valor médio do pedido, taxa de resposta e ROI (Retorno sobre Investimento) para avaliar o desempenho das campanhas.

Execute testes A/B, onde você compara duas versões diferentes de uma campanha, mantendo uma variável constante. Por exemplo, você pode testar duas linhas de assunto de e-mail diferentes para ver qual tem melhor desempenho.

Em alguns casos, você pode querer testar várias variáveis ao mesmo tempo. Isso é conhecido como teste de múltiplas variáveis. No entanto, certifique-se de ter um tamanho de amostra adequado para obter resultados confiáveis.

Com base nos resultados dos testes, faça ajustes nas suas campanhas. Implemente as melhores práticas identificadas e continue refinando suas estratégias de recompra e renovação.

Crie rotinas de acompanhamento

Uma boa rotina de acompanhamento para campanhas de marketing é essencial para garantir que você esteja monitorando o desempenho das suas estratégias e fazendo ajustes conforme necessário. Aqui está uma rotina sugerida:

Diariamente:

  1. Verifique métricas críticas: Todos os dias, analise métricas críticas, como taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques em anúncios, tráfego no site e conversões. Isso permitirá que você identifique rapidamente qualquer problema ou oportunidade.
  2. Responda a questões urgentes: Se surgirem problemas críticos, como um anúncio com desempenho muito abaixo do esperado ou um problema técnico no site, responda a eles imediatamente para minimizar qualquer impacto negativo.

Semanalmente:

  1. Avalie o progresso em relação aos objetivos: Compare os resultados das campanhas com os objetivos definidos. Faça ajustes nas estratégias, se necessário, para se manter no caminho certo para atingir suas metas.
  2. Otimize campanhas ativas: Com base nos dados semanais, faça otimizações nas campanhas em andamento, como ajustar lances de anúncios, testar diferentes criativos ou refinando segmentações de público.

Mensalmente:

  1. Analise tendências de longo prazo: Analise tendências de desempenho ao longo do mês. Isso pode revelar insights mais profundos sobre o comportamento do seu público e ajudar na tomada de decisões estratégicas a longo prazo.
  2. Relatórios detalhados: Crie relatórios detalhados que incluam métricas-chave, análises de desempenho e recomendações. Esses relatórios podem ser compartilhados com a equipe e a gerência para garantir a transparência e alinhamento com os objetivos.

Overview

Overview ELEVE CRM

Acesse o material e conheça os detalhes da solução! Acessar Material
Logo Eleve