Em primeiro lugar, sempre digo para minhas equipes que tão ou mais importante que realizar uma boa venda, é fazer uma BOA ENTREGA. Alguns vendedores podem discordar, achando que para uma equipe comercial o que interessa é FOCO NAS VENDAS. Duvido que os clientes destes discordem!

Se sua empresa possui um produto ou serviço complexo, que a venda por si só já é normalmente mais longa e mais consultiva, é certo que a entrega do que foi vendido, também será.

Ou seja, para garantir a efetividade da venda, a ENTREGA DO PROJETO/PRODUTO é essencial. Além disso, é muito importante que o gestor, o próprio vendedor e o cliente possam ter uma visão do fluxo de entrega claro e eficaz, com cada fase devidamente documentada.

Confira nosso artigo sobre Práticas de Vendas: como replicar e ter ótimos resultados

Quando compramos um produto em um e-commerce, é normal acessarmos a página da loja para acompanhar a entrega. Lá estão os estágios e um pequeno memorando de como está o processo. Esses “milestones” podem e devem ser aplicados em todos os projetos onde o fluxo de entrega possa ser mais extenso.

Isso ajuda tanto o gestor a entender como está o Funil de Projetos, em que fase existem mais atividades e quem está responsável por mais entregas. Quanto o Vendedor, que poderá saber como está o ciclo de entrega daquilo que ele vendeu. E quem sabe planejar novas visitas, sejam para relacionamento, seja para novas vendas.

Portanto, evite que o Cliente fique cego durante o ciclo de entrega, se perguntando “como está meu projeto?”. Facilitando para o cliente e evitando que o time de entrega emane tempo para questões apenas informativas.

Ter um sistema comercial integrado a um processo de entrega, faz com que todo o ciclo de venda seja cumprido. E claro, tendo a gestão e informação na medida certa.

Portanto nunca perca de vista num processo comercial, o processo de entrega, ele vai garantir ou não a próxima venda!

Marciel de Amorim
CEO FACE Digital / EleveCRM