30/11/2022

3 min de leitura

Perguntas abertas e fechadas: aprenda como e quando usá-las!

Já que o assunto é sobre perguntas, começamos com a seguinte: o controle de uma conversa, está nas mãos de quem escuta ou de quem fala?

Parece óbvio responder de quem fala, mas naturalmente, o ser humano não gosta de responder perguntas, pois somos facilmente influenciados e conquistados quando detectamos atenção e somos ouvidos.

Acredito que todo mundo já teve a incômoda experiência de tentar conversar com alguém aparentemente “fechado”, que responde apenas o necessário, com sim ou não. Nada legal, né? Porém, uma situação como essa pode ser facilmente contornada utilizando perguntas abertas para conduzir o diálogo, e se pararmos para pensar não é uma novidade, a técnica do SPIN Selling, que surgiu lá na década de 80, já trazia as perguntas abertas como peça chave. Na realidade, esse tipo de pergunta é a base da maioria das técnicas de vendas, desde BANT, GPCT, até as mais atuais.

A essência da comunicação em vendas, principalmente nas etapas de topo do funil, é a descoberta – despertar consciência sobre algo que necessita de uma ação. Lidando com isso, utilizar perguntas abertas é uma ótima aliada para entender o momento de compra, temperatura do negócio, perfil, desejos e necessidades do seu cliente.

Mas o que são, de fato, as perguntas abertas e as fechadas?

As perguntas fechadas, são aquelas facilmente respondidas com SIM ou NÃO, por isso, quando o objetivo é colher o máximo de informações para definir qual estratégia seguir, elas devem ser aplicadas com cautela, pois podem atrapalhar. A informação que você precisa demora a transparecer e você terá de realizar uma quantidade maior de perguntas arrincando saturar o interlocutor, especialmente em uma abordagem fria de prospecção ou em uma reunião de diagnóstico. Se coloque no lugar dele e valorize o seu tempo.

Episode 18 Yes Or No Question GIF by Law & Order

Ainda assim, as perguntas fechadas não são de todo mal. Desde que aplicadas no momento certo, elas têm o seu valor. Ao final de uma reunião ou na etapa de fechamento, por exemplo, elas são bem-vindas, pois nesse caso, você está buscando apenas uma confirmação do que já ouviu da outra parte e é o momento de ser mais objetivo.

Por sua vez, as perguntas abertas estimulam o interlocutor a pensar sobre qual é o seu problema, necessidade ou desejo, facilitando que você direcione melhor os próximos passos da conversa e tenha o controle em mãos. O curioso é que, simultaneamente, seu interlocutor acredita que está realizando as escolhas das respostas sozinho e fica suscetível a interagir. Uma pergunta aberta geralmente inicia com “Como”, “O que”, e “Por que”, para que se possa buscar uma resposta mais completa. Esse é o segredo. Quando a pessoa ouve uma pergunta aberta, é automaticamente encorajada a pensar sobre a situação, revelando insatisfações e consequentemente, a resposta terá muito mais elementos.

The One Where Estelle Dies Episode 15 GIF by Friends

Agora, um bônus de como trocar as perguntas fechadas por abertas em sua abordagem de prospecção, por exemplo:

Ao invés de “Você já tem um fornecedor para essa demanda?”, diga “Como você vem tratando desse desafio na sua empresa?”

Para “Você pode falar agora?”, prefira algo como “A ideia é ser breve, mas se estiver muito ocupado agora, quando seria um bom horário para eu te ligar?” (demonstra empatia e você ganha um compromisso. Quando ligar de novo, não será um estranho).

E nada de “Está satisfeito com o serviço atual?”, é bem melhor  dizer “O que você enxerga que ainda poderia melhorar com relação a XX?”

Reforçando: todas as perguntas têm seu papel importante no processo comercial, sejam elas abertas ou fechadas, cabe ao vendedor desenvolver a habilidade de utilizar as perguntas que se encaixam melhor ao seu propósito. Em vendas consultivas, administrar as perguntas abertas é um fator essencial que demanda bastante treino e escuta ativa. Um cliente bem direcionado em todas as fases da jornada, tem mais chances de nutrir uma relação de muito mais qualidade com a sua empresa.

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Escrito por: Milena Rodrigues – Inside Sales

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