26/12/2023

4 min de leitura

Mudanças nas caixas de entrada do Gmail e Yahoo em 2024

Quando pensamos como produtores de conteúdo relevante, que compartilhamos através das nossas ferramentas de e-mail Marketing, somos os primeiros interessados em gerar conteúdos valiosos e relevantes para o nosso público. Quanto mais conteúdos indesejados nossos clientes receberem, menos provável de lerem nossos conteúdos relevantes, por conta da competição.

Recentemente dois dos maiores provedores de serviços de recebimento de e-mails, Yahoo e Gmail, anunciaram que irão realizar mudanças em suas regras de proteção e segurança. O que essas mudanças realmente irão significar para aqueles que enviam conteúdos para seus clientes via e-mail? E mais importante, o que você precisará fazer para ficar em conformidade com essas novas regras? Nós preparamos esse conteúdo para te ajudar e dar todas as respostas necessárias.

Que mudanças Yahoo e Gmail anunciaram?


Num esforço contínuo para proteger as caixas de entrada, tanto o Gmail quanto o Yahoo anunciaram que irão aplicar novos padrões de proteção para remetentes de e-mails em massa.

O Gmail, que já havia anunciado uma limpeza de contas inativas em maio de 2023, explicou em um comunicado que a aplicação desses padrões começará em fevereiro de 2024, e eles estarão monitorando cuidadosamente remetentes que enviam mais de 5000 mensagens por dia. Em um anúncio muito semelhante, o Yahoo explicou que eles também planejam implementar essas mudanças no primeiro trimestre de 2024.

Esses próximos padrões são provavelmente os mais substanciais que vimos um provedor de caixa de correio implementar nos últimos anos, mas não são novos. Na verdade, a autenticação, a fácil opção de descadastramento e o monitoramento de spam têm sido prioridades nas melhores práticas de entregabilidade de e-mails por um bom tempo.

Embora não seja surpresa que isso tenha causado preocupação entre os remetentes, suspeitamos que requisitos como esses em breve se espalharão por toda a indústria.

Como isso irá impactar quem faz e-mail Marketing?


A resposta mais direta a esta pergunta é que, se você ainda não o fez, será necessário levar a sério algumas das melhores práticas de entregabilidade de e-mails.

Tanto o Gmail quanto o Yahoo destacaram três mudanças chave que os remetentes precisarão priorizar se quiserem ser reconhecidos como remetentes legítimos a partir de 2024:

  1. Autenticar seus e-mails: Os remetentes serão obrigados a verificar suas identidades de remetente usando protocolos padrão como SPF, DKIM e DMARC.
  2. Facilitar o descadastramento: Os remetentes precisarão implementar um link de descadastramento em um único clique dentro dos e-mails, se ainda não o fizeram, para permitir que os destinatários cancelem facilmente a inscrição. (No EleveCRM esse link é inserido automaticamente em todos os contéudos enviados)
  3. Enviar apenas e-mails desejados pelos usuários: Gmail e Yahoo estão sendo rigorosos quanto ao monitoramento de spam, e os remetentes precisarão garantir que estão abaixo de um determinado limite de taxa de spam estabelecido.


Esses requisitos afetarão apenas remetentes em massa, definidos pelo Google como remetentes que enviam volumes de 5000 ou mais mensagens para endereços do Gmail em um único dia. Os anúncios não especificam que um remetente deve enviar 5000 mensagens a cada dia ou dentro de um determinado período de tempo.

Portanto, é importante considerar seus hábitos de envio durante picos de atividade, como feriados, e campanhas de grande porte ao verificar se essas regras se aplicam a você. Você pode não se considerar um remetente em massa, mas os provedores de caixa de correio podem discordar.

Especialista

O que precisamos fazer para nos adequar?

Leve a sério a autenticação de e-mails. A autenticação de e-mails é o processo de garantir e confirmar a identidade do remetente por meio de certificados e criptografia. As atualizações do Gmail e do Yahoo concentram-se na validação da identidade do remetente. Em 2022, o Gmail começou a exigir que os remetentes adotassem algum tipo de autenticação, o que resultou em uma redução de 75% nas mensagens não autenticadas recebidas pelos usuários do Gmail. No entanto, problemas complexos, como spammers, phishers e malware, exigem soluções igualmente complexas.

A primeira tarefa do Gmail para remetentes em massa é que autentiquem seus e-mails seguindo essas melhores práticas. A exigência tanto do Gmail quanto do Yahoo é configurar uma autenticação robusta com “SPF, DKIM e DMARC para seu domínio”. Anteriormente não obrigatória, essa mudança em direção à implementação do DMARC é algo que o mercado já previa que ocorresse mais cedo ou mais tarde.

Nossa recomendação é configurar tanto o SPF quanto o DKIM como o mínimo necessário para proteger sua identidade de remetente e sua entregabilidade, e começar a dar passos em direção à autenticação DMARC. Veja como proceder.

O que você irá precisarComo se adequar
Gmail: Tanto SPF quanto DKIM são necessários no Gmail. Mensagens que não contenham esses protocolos serão rejeitadas da caixa de entrada ou marcadas como spam. O DMARC também é necessário para evitar a impersonação do Gmail nos cabeçalhos “FROM”.Se você é um usuário do Eleve, já cuidamos da autenticação SPF e DKIM para você. Para o DMARC, será necessário configurar, no mínimo, uma política “p=none”. (Entre em contato com nosso Suporte)
Yahoo: Exigirá autenticação robusta e que os usuários “utilizem padrões do setor, como SPF, DKIM e DMARC”.Implementar o DMARC leva um pouco mais de tempo, pois o DMARC permite que você faça escolhas em relação à sua política com base no seu programa de e-mail.

Se houverem dúvidas, marque uma conversa com nosso time de CS para sugerirmos melhorias e ajustes em seu processo, vamos juntos para 2024!


Mateus Warmeling, Co-founder, EleveCRM

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