Empresas de consultoria, como já abordamos recentemente no nosso blog, funcionam sob uma lógica muito específica que difere de muitos padrões de fornecedores de serviços. O que se produz neste segmento, afinal, tem a ver com um conjunto de conhecimentos adquiridos a partir de ensino institucional mas, principalmente, a partir de experiências de mercado muito específicas.

São negócios que desde a abertura precisam lidar com questões como: “Quanto cobrar por algo que só eu consigo oferecer desta forma?” ou “Como adequar um serviço tão característico a um catálogo de mercado?”.

São empresas que enfrentam problemas, assim como qualquer outra, mas que, por conta da singularidade de suas atividades, têm alguns obstáculos bem específicos na sua jornada.

Estes são alguns exemplos de desafios que podem surgir pelo caminho e de como a Eleve CRM pode ser uma ferramenta para lidar com eles.

Organização de serviços e de vendas
Por onde começar a formar um catálogo do que uma consultoria pode oferecer? E como cobrar por isso? Com um sistema de CRM completo como o da Eleve, é possível saber exatamente o que a sua empresa oferece ao mercado. Além disso, criando jornadas personalizadas de vendas a partir das informações reunidas ali.

Gestão simultânea de processos da equipe
Quem vendeu o quê? Quando? Em que estágio da jornada de venda cada transição está? Com a gestão de unidades operacionais e das equipes comerciais é possível acompanhar dia a dia o desenvolvimento de cada negócio. Inclusive a partir do aplicativo para celular de acompanhamento de registros.

Prazos e timing
Acompanhamento de vendas pode ser uma tarefa que toma um tempo precioso de quem é responsável pela equipe comercial. Da mesma forma que é possível ter uma visão ampla em tempo real, o Eleve CRM permite criação de alertas de agenda e a geração de registros de movimentações.

Acompanhamento dos resultados
Como cada ação impactou nas metas específicas e gerais, a curto, médio e longo prazo da empresa? A partir dos relatórios do Eleve CRM, é possível criar cadastros de forecast de vendas, gerando cenários, definindo metas gerais ou específicas a partir de vendedores e de períodos específicos. Isso tudo gera gráficos que facilitam completamente o processo de análise da performance do setor comercial dentro de cada contexto.

Comunicação
Essa é uma dor antiga. Às vezes parece que cada cliente decide se comunicar de um jeito diferente um do outro e de formas que muitas vezes ficam difíceis de acompanhar. No Eleve CRM é possível criar e disponibilizar um portal de relacionamento que se torna uma linha direta com os clientes, possibilitando uma interação contínua e adaptável por chat, pelo site, pelo whatsapp etc. O que facilita muito a fidelização e os processos de pós-venda que podem ser a gênese de negócios futuros.

 

Informação organizada e usada a favor da empresa pode parecer algo banal, mas o uso de um sistema que possibilita uma visão ampla de todas as variáveis envolvidas no processo do negócio é um diferencial imenso num mercado tão competitivo e a todo vapor como é o segmento de consultorias de negócios.