09/04/2018

4 min de leitura

A gestão comercial unificada pela tecnologia certa

A jornada de vendas da sua empresa já é complexa. Muitas vezes, você tem até a impressão de que ela fica ainda mais difícil, com cada etapa ser controlada por um sistema diferente. Se já percebeu isso, resta reavaliar essas escolhas e buscar uma alternativa de Gestão Comercial unificada.

O principal benefício dessa mudança é a conquista de uma visão integrada do relacionamento com o cliente. Pré, vendas e pós precisam responder aos mesmos comandos e oferecer informações padronizadas para análise. Caso contrário, a sua equipe terá que fazer essa padronização no momento de apresentar e visualizar resultados.

Como acontece hoje o compartilhamento de informações entre sistemas de cada uma das três principais etapas? A integração RD, Exact Sales e Pipedrive acontece sem problemas? A sua equipe usa outras soluções, mas enfrenta o mesmo problema de ruídos entre elas?

Para ajudar na sua avaliação, observe cada um dos pontos levantados a seguir.

A diferença entre sistemas verticais e horizontais

Ao considerar RD Station, Exact Sales, Pipedrive e a plataforma Zendesk, você arriscaria dizer que são sistemas verticais ou horizontais?

Se você apostou na verticalização como resposta, acertou. Esse tipo de solução costuma ser feita a partir da especialização das ações em atividades de determinada área da empresa.

E é bom que fique claro o seguinte: esses quatro sistemas verticais de vendas não são desenvolvidos para o seu negócio, mas para as tarefas!

Isso elimina, para a sua empresa, o melhor benefício na verticalização de sistemas, que é a especialização por nicho de mercado e não pelas atividades de uma determinada área da empresa.

O problema da integração em sistemas verticais

A separação física já é um problema entre setores, porque acaba atrapalhando a comunicação e gerando algumas demandas extras. A tecnologia ajuda a mitigar esse efeito.

Mas por que, na hora de escolher uma solução, ainda se opta por dividir tarefas?

Esse modelo segmentado de trabalhar a venda, não é a melhor opção para cenários complexos. Quanto mais longa a jornada, mais difícil se torna promover a gestão comercial unificada.

Imagine que a sua equipe de venda queira acompanhar clientes que já fazem parte da carteira. É provável que o acesso ao sistema que faz a gestão de pós-venda – que pode ser o Zendesk no seu caso – ofereça acesso limitado para quem trabalha na área comercial. O que é um problema para o aprendizado da equipe de vendas.

Os vendedores não conseguem ter uma visão integrada do relacionamento com o cliente em sistemas verticalizados. Some a isso o fato das vendas B2B serem complexas, você terá um cenário desesperador: muitas oportunidades e pouco fechamento.

Visão integrada de todas as etapas

Agora que você já percebeu como a gestão de vendas complexas acaba sendo prejudicada pelo uso de sistemas verticais, pode compreender porque uma solução horizontal se torna mais adequada. Com a horizontalização, o sistema CRM (Customer Relationship Management) consegue oferecer uma visão integrada das etapas.

Desde a recepção do lead até a sustentação e fidelização de clientes, é preciso entender o que é crucial para a evolução dessa história.

A verticalização cria rupturas em um trajeto contínuo. Ou seja, mesmo sendo disruptivo em alguns momentos de fechamento, mais se assemelha a um fluxo de relacionamento do que a tarefas isoladas.

Não faz sentido investir em sistemas verticais ao buscar a gestão comercial unificada.

Simplificação de investimento

Para conquistar visão integrada do relacionamento com o cliente opte pela solução que traga opções de gerenciamento desde o lead à sustentação. O Eleve CRM é uma alternativa para acabar com os abismos que tornam a jornada de vendas da sua empresa ainda mais complexa.

Por que escolher um sistema para gestão de leads, outro para prospecção, mais um para oportunidades e um último de sustentação?

Isso só torna mais complexo o investimento e a execução da gestão comercial unificada. Por mais que os sistemas ofereçam integração entre si, eles não oferecem suporte a vendas complexas. Ainda por cima deixam mais difícil seu orçamento.

Com o Eleve, a visão integrada de relacionamento com o cliente faz parte do pacote. Ou seja, as quatro fases da venda complexa ficam gerenciadas em um só lugar. E você ainda simplifica o pagamento de taxas de uso, com suporte para o mercado de vendas B2B ou em qualquer cenário de vendas com longas jornadas.

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Assista: Vídeo mostra como é simples configurar os primeiros passos do ELEVE CRM

 

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